Qual é a vida útil do encanamento?

Geralmente, essa informação é pouca sabida, pois ficam escondidos no interior das paredes, abaixo de pisos e forros e, durante as reformas, muitas vezes acabam não recebendo a devida atenção. Manutenção periódica dos tubos e encanamentos é imprescindível para evitar problemas emergenciais de vazamentos, os quais podem gerar problemas graves.

Qual a durabilidade dos encanamentos?

O tempo de vida útil dos encanamentos varia de acordo com o material utilizado.

Cada tipo é costuma ser usado em locais diferentes e, no caso de dúvidas, é muito, muito importante que uma empresa especializada seja consultada para sanar quaisquer dúvidas.

Tubos metálicos: trata-se de um material extremamente forte, indicado para tubulações da rede de incêndio ou em edifícios altos, que necessitam uma maior resistência para suportar a alta pressão da água.

Tubos plásticos: geralmente utilizados em construções, os canos de PVC têm uma elevada resistência à corrosão, pois acumula poucos detritos devido a sua flexibilidade.

Como aumentar a vida útil do encanamento?

  • Evite tubos de PVC em locais sujeitos à superaquecimento, bem como tubos de aço galvanizado em locais onde há a presença de sais minerais de água pública.
  • troca completa da rede hidráulica é recomendada em locais onde os encanamentos e tubulações são muito antigos, pois com o passar dos anos, as paredes dos canos ficam espessas e atrapalham a passagem da água;
  • Conte com profissionais de desentupidora especializados, tanto na construção do local, quanto na inspeção técnica de rotina, pois não adianta ter materiais de qualidade se o serviço não for realizado adequadamente;

Psicólogo Amapá
Psicólogos Belo Horizonte
Empresas
Pousadas